
A FIFA elogia os oito títulos do Campeonato Brasileiro conquistados pelo Flamengo, o que causa descontentamento no Sport.
Controvérsia sobre o título do Brasileirão de 1987 ganha novo capítulo nesta terça-feira (08)
Quando se trata do campeão do Brasileirão de 1987, a resposta parece clara: Flamengo. No entanto, torcedores do Sport defendem que o título daquele ano pertence ao clube pernambucano. Um argumento comum entre eles é “reclame na FIFA”. Porém, nesta terça-feira (08), a entidade máxima do futebol internacional desferiu um golpe nos torcedores recifenses.
Em uma postagem nas redes sociais, a FIFA destacou o Flamengo para seus seguidores, promovendo os participantes do Mundial de Clubes em junho, nos EUA. Em uma das imagens, lê-se: “8 Campeonatos Brasileiros Série A, 5 Copas do Brasil, 3 Libertadores e 1 Mundial”. Isso confirma que a entidade reconhece os títulos do Flamengo em 1980, 82, 83, 87, 92, 2009, 2019 e 2020.
Nos comentários, alguns torcedores do Sport não esconderam sua insatisfação. “Correção: 7 Campeonatos Brasileiros”, escreveu um. “Popularmente conhecido como Varmengo, fruto da união entre Globo e CBF, com adeptos terceirizados”, digitou outro. Contudo, os rubro-negros dominaram os comentários, provocando o clube pernambucano. “Sport, o que vocês acham ou decidem parece que não tem valor, não”, comentou um fã do Mengão. “Oi, Sport, está tudo bem?”, perguntou outro.
MAIS RECONHECIMENTOS
Além de mencionar os principais títulos do Flamengo, a FIFA também destacou alguns aspectos do clube. O ano de fundação, 1895, foi mencionado. Além disso, a entidade observou que o Mengão joga como mandante no Maracanã e é um dos dois únicos clubes que nunca foram rebaixados para a Série B do Brasileirão (juntamente com o São Paulo).
A POLÊMICA DE 1987
Sem recursos para organizar o Campeonato Brasileiro, a CBF anunciou que não realizaria a competição em 1987. Então, o Clube dos 13, que incluía os 13 times com maiores torcidas do Brasil, convidou mais três clubes e criou a Copa União, com 16 equipes. Com grandes patrocinadores, a competição foi um sucesso de público e audiência.
Descontente com o crescimento do Clube dos 13, a CBF decidiu realizar o campeonato sem os 16 principais times, chamando-o de Módulo Amarelo, e renomeou a Copa União como Módulo Verde. Contudo, os principais clubes do país recusaram a determinação de cruzamento entre os campeões de cada módulo em um quadrangular final.
Consequentemente, Flamengo e Internacional não aceitaram enfrentar Sport e Guarani, campeões do ‘Módulo Amarelo’. Assim, pernambucanos e paulistas venceram por WO e disputaram a final entre si, com o Sport sagrando-se campeão. Já o Flamengo venceu o embate do ‘Módulo Verde’ por 1 a 0, com gol de Bebeto.