
CBF aplica punição à equipe de arbitragem do jogo entre Sport Recife e Palmeiras.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (7) o afastamento temporário dos árbitros de campo e do VAR de duas partidas da 2ª rodada do Campeonato Brasileiro: Internacional x Cruzeiro, no Beira-Rio, e Sport x Palmeiras, na Ilha do Retiro.
A decisão foi tomada após polêmicas envolvendo a atuação da arbitragem, que geraram queixas por parte de Cruzeiro e Sport. Segundo a comissão de arbitragem, a medida baseou-se na avaliação do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que identificou erros por parte dos árbitros.
Rodrigo Cintra, coordenador geral da comissão, explicou as sanções: “Há momentos em que é necessário instruir, corrigir e também afastar. Neste caso, a Comissão de Arbitragem optou pelo afastamento para instruir as equipes das partidas onde, segundo o CCEI, ocorreram falhas. O objetivo é oferecer suporte aos árbitros”.
No confronto entre Sport e Palmeiras, com placar de 2 a 1 para os visitantes, a arbitragem foi liderada por Bruno Arleu de Araújo (RJ), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique (RJ) e Thiago Henrique Neto (RJ), além de Afro Rocha de Carvalho (PB) como quarto árbitro. No VAR, a responsabilidade foi de Rodrigo Nunes de Sá (RJ) e Diogo Carvalho Silva (RJ).
A polêmica na Ilha do Retiro surgiu nos momentos finais do jogo, quando Bruno Arleu marcou um pênalti a favor do Palmeiras após uma suposta falta em Raphael Veiga. O Sport contestou, alegando um toque claro de Matheus Alexandre na bola. Piquerez acabou marcando o gol da vitória palmeirense em Recife.