
Fifa muda contexto e reconhece apenas 3 times brasileiros no Campeonato Mundial de Clubes.
A polêmica em torno das conquistas dos campeonatos mundiais de clubes sempre gerou intensas discussões, especialmente entre os torcedores do futebol brasileiro. Apesar de as controvérsias persistirem, a atenção dos fãs se volta para uma decisão da FIFA, que reconhece apenas três times como campeões mundiais.
Para a satisfação de alguns e descontentamento de outros, a FIFA, em seu site oficial, reconheceu apenas o Corinthians (2000 e 2012), o São Paulo (2005) e o Internacional (2006) como os únicos clubes brasileiros a serem coroados campeões mundiais. “Apenas três times do Brasil conseguiram superar os europeus na busca pelo título”, afirmou a entidade.
Essa decisão promete causar grande decepção em clubes como o Santos, que se considera bicampeão mundial nos anos de 1962 e 1963, liderados por Pelé. Outros clubes como o Flamengo, Grêmio e Palmeiras também reivindicam o título de campeões do mundo.
Independentemente das discussões, é inegável que o futebol sul-americano está ficando para trás em relação ao europeu. Desde 2012, quando o Corinthians venceu o Chelsea, nenhum time da América do Sul conquistou o torneio. Clubes como Palmeiras, Flamengo e Fluminense chegaram à final recentemente, mas não conseguiram vencer.
“Novo Mundial” será disputado em 2025
Se tradicionalmente o torneio mundial já é desafiador para os times brasileiros, 2025 promete elevar ainda mais a dificuldade. O Super Mundial de Clubes será realizado no meio do ano, em um formato semelhante ao mundial de seleções, com a participação de 32 equipes de diversos continentes. Os representantes do Brasil serão Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo.