
A FIFA está considerando uma alteração significativa na quantidade de equipes participantes na Copa do Mundo de 2030.
A Fifa está considerando uma significativa alteração no formato da Copa do Mundo, planejada para entrar em vigor a partir da edição de 2030, que será sediada em Portugal, Espanha e Marrocos. As partidas inaugurais estão previstas para acontecer na Argentina, Paraguai e Uruguai. A proposta é expandir o torneio para incluir 64 seleções, uma celebração especial pelos 100 anos do campeonato.
No dia 6 de março, a Fifa confirmou, por meio de seus canais oficiais, que essa sugestão está em análise pela diretoria. Vale lembrar que a Copa do Mundo vinha sendo disputada por 32 seleções, mas esse número aumentará para 48 na próxima edição de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
“Uma proposta para considerar a possibilidade de uma Copa do Mundo com 64 equipes em comemoração ao centenário da competição, em 2030, surgiu espontaneamente durante a reunião do Conselho da Fifa, que ocorreu em 5 de março. A Fifa tem o compromisso de avaliar qualquer proposta feita por seus países membros”, afirmou um porta-voz da Fifa à agência Reuters.
FIFA avalia ampliar seleções na Copa do Mundo
A sugestão teria sido apresentada pelo presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Ignacio Alonso, conforme informações do jornal ‘The New York Times’. Durante a reunião, os participantes teriam ficado surpresos, mas o presidente da Fifa, Gianni Infantino, mostrou-se receptivo. “O Sr. Infantino considerou a proposta ‘interessante’ e destacou a importância de um exame detalhado”, relatou o jornal.