
FIFA altera o ambiente e apenas três brasileiros são destacados no Mundial de Clubes.
A Fifa fez uma alteração significativa e agora apenas três clubes brasileiros são reconhecidos como campeões do Mundial de Clubes. No site oficial, a entidade máxima do futebol mundial enfatiza que “somente três clubes do Brasil conseguiram derrotar times europeus para conquistar o título”.
Esses clubes são o São Paulo, o Internacional e o Corinthians. Isso ocorre porque a Fifa distingue as conquistas da antiga Copa Intercontinental, organizada por Uefa e Conmebol, do torneio que ela mesma organiza. As vitórias anteriores, obtidas por Santos, Flamengo e Grêmio, são consideradas de forma diferente.
Para a Fifa, o primeiro campeão mundial é o Corinthians, vencedor da edição inaugural do torneio em 2000. Em 2012, o clube paulista voltou a levantar a taça ao derrotar o Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0 na final.
Em 2005, o São Paulo conquistou o título ao vencer o Liverpool de Steven Gerrard por 1 a 0. No ano seguinte, em 2006, o Inter surpreendeu ao derrotar o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho na final.
Super Mundial de Clubes é a nova aposta da Fifa
A mesma situação que ocorreu entre a Intercontinental e o Mundial, com um sobrepondo o outro, pode se repetir agora entre o Mundial e o Super Mundial. Isso porque o novo torneio organizado pela Fifa promete ter maior relevância.
Conhecido como Super Mundial, o campeonato exigirá mais dos participantes. Com 32 times, o torneio terá fase de grupos e mata-mata. O Palmeiras está entre os representantes sul-americanos na primeira edição, marcada para ocorrer entre junho e julho deste ano, nos Estados Unidos.