
Assim que Mano Menezes assumiu o comando do Grêmio, Marlon foi imediatamente excluído do elenco.
Em 2025, Marlon se tornou um dos principais alvos de críticas dos torcedores do Cruzeiro, devido a suas atuações aquém das expectativas desde o ano anterior. Diante da contínua fase negativa e da forte pressão, ele acabou sendo transferido para o Grêmio, clube que já demonstrava interesse no jogador há algum tempo. Apesar de sua recente chegada, Marlon não faz mais parte do grupo principal do time gaúcho.
O técnico Mano Menezes, bicampeão da Copa do Brasil com a Raposa, assumiu recentemente o comando do Grêmio, substituindo Quinteros. Logo no início de seu trabalho, ele não poderá contar com o lateral-esquerdo que deixou o Cruzeiro recentemente. Essa ausência será significativa para o novo técnico, já que Marlon havia se destacado em sua atuação contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro.
O defensor não participará do confronto da Copa Sul-Americana contra o Godoy Cruz, na Argentina, pois sua contratação ocorreu após o fechamento do período de inscrições para a fase de grupos do torneio. Assim, ele só poderá atuar sob o comando de Mano se o time avançar para a próxima fase, algo que pode se concretizar em caso de vitória na quinta-feira (24).
Sem a presença do lateral-esquerdo, Lucas Esteves deve retornar ao time titular do Grêmio para o confronto decisivo pela liderança do grupo, com a possibilidade de garantir a classificação para a fase eliminatória. O Tricolor Gaúcho venceu ambos os jogos disputados no torneio até agora e está igualado em pontos com o time argentino, ficando atrás apenas no saldo de gols.
Marlon revelou o desejo de jogar no Grêmio há mais tempo
“As pessoas próximas a mim sabem que estou realizando um sonho. Como torcedor do clube, trabalhei muito por esse momento. Já tentei em outras oportunidades vir para o Grêmio, e as coisas não se concretizaram,” disse o jogador. Marlon já demonstrava insatisfação durante a fase final de sua passagem pelo Cruzeiro.